• Foto do escritorEquipa CascaisVet

Quais as frutas e os vegetais que o meu cão pode comer?

Atualizado: 13 de out. de 2022

FRUTAS

Maçãs SIM, os cães podem comer maçãs . As maçãs são uma excelente fonte de vitaminas A e C, além de fibras para o seu cão. Eles são pobres em proteínas e gordura, o que os torna o snack perfeito para cães idosos. Apenas certifique-se de remover as sementes primeiro.

Mirtilos SIM , os cães podem comer mirtilos . Os mirtilos são um super-alimento rico em antioxidantes, que previnem danos das células, tanto em humanos, como em cães. São cheios de fibras e fitoquímicos também. Experimente os mirtilos como uma alternativa de treinar o seu cão.

Bananas SIM, os cães podem comer bananas . Com moderação, as bananas são um ótimo snack de baixas calorias para cães. Eles são ricos em potássio, vitaminas, biotina, fibra e cobre. Eles têm baixo teor de colesterol e sódio, mas por causa de seu alto teor de açúcar, as bananas devem ser dadas como uma guloseima, e não como parte da dieta principal do seu cão.

Melão SIM, o melão é seguro para os cães. O melão é rico em nutrientes, baixo em calorias e uma ótima fonte de água e fibras. É, no entanto, rico em açúcar, por isso deve ser consumido com moderação, especialmente para cães que estão acima do peso ou têm diabetes.

Arandos vermelhos SIM, os arandos são seguros para os cães comerem. Tanto arandos frescos como os arandos secos são seguros em pequenas quantidades. A moderação é importante, pois o excesso pode causar mau estar estomacal

Abacaxi SIM , o abacaxi é seguro para os cães comerem. Alguns pedaços de abacaxi são um ótimo doce para cães, desde que a casca externa e espinhosa seja removida primeiro. A fruta tropical é rica em vitaminas, minerais e fibras. Ele também contém bromelaína, uma enzima que facilita a absorção de proteínas pelos cães.

Framboesas Sim, os cães podem comer framboesas . Framboesas são boas com moderação. Elas contêm antioxidantes que são ótimos para cães. São pobres em açúcar e calorias, mas ricos em fibras, manganês e vitamina C. As framboesas são especialmente boas para cães idosos porque têm propriedades anti-inflamatórias, que podem ajudar as articulações. No entanto, elas contêm pequenas quantidades de xilitol , então limite seu cão a menos de uma chávena de framboesas por dia

Morangos SIM, os cães podem comer morangos . Os morangos são cheios de fibras e vitamina C. Eles também contêm uma enzima que pode ajudar a clarear os dentes do seu cão enquanto ele os ingere. Eles contêm açúcar, portanto, certifique-se de fornecê-los com moderação. Cuidado apenas, com cães alérgicos, cujo o consumo deve ser vigiado.

Pepinos SIM , os cães podem comer pepinos . Pepinos são especialmente bons para cães com excesso de peso, pois contêm pouco ou nenhum carbohidrato, gordura ou óleo e podem até aumentar os níveis de energia. Eles são carregados com vitaminas K, C e B1, bem como potássio, cobre, magnésio e biotina.

Manga SIM , os cães podem comer manga . Esta fruta de verão contém quatro vitaminas diferentes: A, B6, C e E. Tem também potássio e beta-caroteno e alfa-caroteno. Lembre-se, como acontece com a maioria das frutas, de remover primeiro o caroço duro, pois ele contém pequenas quantidades de cianeto e pode se tornar um risco de asfixia. A Manga é rica em açúcar, então use-a ocasionalmente.

Laranjas SIM , os cães podem comer laranjas mas alguns cães não gostam do cheiro forte. As laranjas são uma excelente fonte de vitamina C, potássio e fibras e, em pequenas quantidades, a polpa suculenta de uma laranja pode ser uma guloseima saborosa para o seu cão. A casca de laranja é prejudicial para o sistema digestivo. Se o seu cão tem cristais ou histórico de infecções urinárias, deve consultar o seu veterinário antes de oferecer esta fruta.

Pêssegos SIM , os pêssegos são seguros para os cães comerem. Pequenas quantidades de pêssegos frescos cortados ou congelados são uma ótima fonte de fibras e vitamina A e podem até ajudar a combater infecções, mas, assim como as cerejas, o caroço contém cianeto. Ignore os pêssegos enlatados, pois geralmente contêm grandes quantidades de xaropes açucarados.

Peras SIM , os cães podem comer pêras . As pêras são um ótimo lanche porque são ricas em cobre, vitaminas C e K e fibras. Apenas certifique-se de cortar as peras em pedaços pequenos e remover as sementes primeiro, pois as sementes contêm traços de cianeto.

Melancia SIM, os cães podem comer melância . É importante remover a casca e as sementes primeiro, pois podem causar obstrução intestinal, mas a polpa da melância é segura para cães. Rica em vitaminas A, B-6 e C, além de potássio. A melância contém 92% de água, então é uma ótima maneira de ajudar a manter seu cão hidratado nos dias quentes de verão.

Tomates NÃO , os cães devem evitar tomates . Embora o fruto amadurecido do tomate seja geralmente considerado seguro para cães, as partes verdes da planta contêm uma substância tóxica chamada solanina. Embora um cão precise comer uma grande quantidade de tomate para ficar doente, é melhor evitar esta fruta.

Abacate NÃO , os cães não devem comer abacate . Embora o abacate possa ser um snack saudável para os donos de cães, ele não deve ser dado aos cães. O caroço, a pele e as folhas do abacate contêm persina, uma toxina que costuma causar vómito e diarreia em cães . O interior carnudo da fruta não tem tanto persina quanto o resto da planta, mas ainda assim tem uma concentração superior para os cães.

Cerejas NÃO , os cães não devem comer cerejas . Com exceção da parte carnuda ao redor da semente, as cerejeiras contêm cianeto e são tóxicas para os cães. O cianeto interrompe o transporte de oxigénio celular, o que significa que as células do sangue do seu cão não conseguem oxigénio suficiente. Se o seu cão comeu cerejas com caroço, fique atento a pupilas dilatadas, dificuldade em respirar e gengivas vermelhas, pois podem ser sinais de envenenamento por cianeto.

Uvas NÃO , os cães nunca devem comer uvas . Uvas e passas provaram ser muito tóxicas para cães, independentemente da raça, sexo ou idade do cão. Na verdade, as uvas são tão tóxicas que podem causar insuficiência renal súbita e aguda. Esteja sempre atento a esta fruta perigosa para cães.

Tomates NÃO , os cães devem evitar tomates . Embora o fruto amadurecido do tomate seja geralmente considerado seguro para cães, as partes verdes da planta contêm uma substância tóxica chamada solanina. Embora um cão precise comer uma grande quantidade de tomate para ficar doente, é melhor pular os tomates todos juntos apenas por segurança.

Vegetais

Brócolos SIM , os brócolos são seguros para os cães comerem em quantidades muito pequenas e ocasionalmente. (Não dar todos os dias)É rico em fibras e vitamina C e pobre em gordura. No entanto, os raminhos de bróculos contêm isotiocianatos, que podem causar irritação gástrica leve a potencialmente grave em alguns cães. Além disso, os talos de brócolos são conhecidos por causar obstrução no esófago.

Couves de Bruxelas SIM, os cães podem comer couves de Bruxelas . A couve de Bruxelas é carregada de nutrientes e antioxidantes que são ótimos para humanos e cães. No entanto, não os alimente em excesso, pois eles podem causar muitos gases. O repolho também é seguro para cães, mas vem com o mesmo aviso de flatulência!

Cenouras SIM , os cães podem comer cenouras . As cenouras são um excelente snack de baixas calorias, ricas em fibras e beta-caroteno, que produz vitamina A. Além disso, mastugá-la é ótimo para os dentes do seu cão (e divertido).

Aipo SIM , o aipo é seguro para os cães comerem. Além das vitaminas A, B e C, este lanche verde crocante contém os nutrientes necessários para promover um coração saudável e até mesmo combater tumores. Como se isso não bastasse, o aipo também é conhecido por refrescar o hálito canino.

Feijão verde SIM , os cães podem comer feijão verde . Picados, cozidos no vapor, crus ou enlatados - todos os tipos de feijão verde são seguros para os cães comerem, desde que sejam simples. O feijão verde é rico em vitaminas e minerais importantes e também é rico em fibras e tem poucas calorias. Opte por produtos com baixo ou sem sal se estiver alimentando seu cão com feijão verde enlatado.

Ervilhas Sim , os cães podem comer ervilhas . Ervilhas verdes, ervilhas frescas, ervilhas-de-açúcar e ervilhas de jardim ou ervilhas inglesas são boas para os cães encontrarem em sua tigela ocasionalmente. As ervilhas têm várias vitaminas, minerais e são ricas em proteínas e ricas em fibras. Você pode alimentar seu cão com ervilhas frescas ou congeladas, mas evite ervilhas enlatadas com adição de sódio.

Espinafre SIM, os cães podem comer espinafre , mas não é um dos melhores vegetais. O espinafre é rico em ácido oxálico, que bloqueia a capacidade do corpo de absorver cálcio e pode causar danos aos rins. Embora seu cão provavelmente precise comer uma grande quantidade de espinafre para ter esse problema, pode ser melhor optar por outro vegetal.

Espargos NAO , os cães não devem comer espargos . Embora os espargos não sejam necessariamente perigosos para os cães, não faz sentido dá-los a eles. É muito duro para ser comido cru e, aquando cozinhado perde imensos benefícios.

Cogumelos NÃO, os cães devem evitar cogumelos . Os cogumelos selvagens podem ser tóxicos para os cães. Enquanto apenas 50-100 das 50.000 espécies de cogumelos em todo o mundo são conhecidas por serem tóxicas, aqueles que são venenosos podem realmente adoecer o seu cão ou até mesmo levar à morte. Cogumelos brancos lavados do supermercado podem ser usados, mas é melhor prevenir do que remediar.

Cebolas

NÃO , os cães nunca devem comer cebolas . Cebola, alho-porro e cebolinha fazem parte de uma família de plantas chamada Allium, que é venenosa para a maioria dos animais de estimação, especialmente gatos. Comer cebolas pode causar a ruptura dos glóbulos vermelhos do seu cão e também pode causar vómitos, diarreia, dor de estômago e náuseas. A intoxicação por cebola é mais séria em raças japonesas de cães como Akitas e Shiba Inus, mas todos os cães são muito suscetíveis a ela.

Dúvidas?

Contacte-nos através do nosso e-mail geral@cascaisvet.pt ou 91 361 9959.

2.121 visualizações0 comentário