
A Laserterapia é uma modalidade terapêutica através de luz infravermelha emitida por uma ponteira especial, para potenciar efeitos terapêuticos positivos.
Trata-se de uma terapia indolor, não invasiva e que pode ser utilizada para acelerar a cicatrização de lesões e para o tratamento de praticamente todas as doenças músculo-esqueléticas que apresentem dor, inflamação e edemas.
O laser é muito utilizado na reabilitação animal devido à sua acção anti-inflamatória, analgésica, anti-edema e bioestimulante. No entanto, pode ser aplicado na cicatrização de feridas, em dermatites, otites, fístulas anais, pododermatites devido às suas propriedades anti-fúgicas e anti-bacteríanas.
A redução da dor deve-se à redução dos componentes anti-inflamatórios dos tecidos, modulação da condução do estímulo da dor e a redução de contraturas musculares e diminuição de edemas.
As atividades bioestimulantes contribuem para a reparação e cicatrização do tecido (principalmente pelo aumento do fornecimento de oxigénio e nutrientes), para a modulação da proliferação celular e diferenciação, na ativação das funções celulares e na modulação da síntese e organização de proteínas na célula.
Os efeitos anti edema e anti-inflamatórios desenvolvem-se através da modulação local de marcadores bioquímicos (através da diferente distribuição nos tecidos e células inflamatórias), auxiliando na redução da formação local do edema e da necrose, inibindo a produção de moléculas com atividades inflamatórias.
Quais os benefícios da laserterapia?
Aplicação rápida;
De fácil uso;
Não tóxica;
Não invasiva;
Indolor;
Possui efeito anti-inflamatório rápido;
Reduz rapidamente as dores ao animal;
Reduz o tempo de recuperação do animal;
Cicatriza lesões e outras situações de pele rapidamente;
Reduz a necessidade do uso de anti-inflamatórios orais/injectáveis;
Uma mais valia em animais idosos.
Quais as principais indicações da terapia?
Dermatites diversas;
Otites;
Feridas, úlceras e lacerações;
Fístulas anais
Pododermatites
Osteoartrose;
Dores musculares;
Bursites;
Edemas;
Contraturas musculares;
Tendinopatias;
Trigger points (Pontos de acumulação de tensão);
Lesões de ligamentos;
Higromas;
Contusões e hematomas;
Artrite
Fracturas para rápida consolidação
Comentarios