top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipa CascaisVet

Enriquecimento ambiental em Gatos

Cada vez mais os gatos são o animal de estimação de eleição para fazer parte da nossa família. Asseados e independentes, adaptam-se perfeitamente ao nosso estilo de vida atarefado. Mas, há que ter em atenção que são animais muito sensíveis ao stress podendo este ser causador de várias doenças.


Para evitar tal situação há diversos fatores a ter em consideração de forma a proporcionar-lhes um ambiente completo e estimulante.


Recursos:

Deverão existir em número superior ao número de gatos por lar. Por exemplo, se tiver 2 gatos deverá, idealmente, ter 3 caixas de areia, 3 comedouros, 3 bebedouros, etc. Importante referir que estes recursos devem estar espalhados por diferentes zonas da casa tendo sempre presente a regra de água, comida e caixa de areia, distantes entre si.


Uma fonte – forma de oferecer água fresca semelhante à natureza. Os gatos são animais que por norma bebem pouca água e têm preferência sempre por água corrente sendo uma boa opção para aumentar a ingestão de água.


Alimentação – comedouros à altura dos cotovelos. Podemos também disponibilizar a comida em dispensadores interativos promovendo a estimulação mental e/ou o instinto de caça.


Caixa de areia – De preferência de grandes dimensões que permita ao gato dar uma volta completa. Pode ser aberta ou fechada, se fechada de preferência sem porta. Em relação ao tipo de areia o ideal é ser sem perfume e com pouco pó e assim que acertar com o tipo escolhido não mudar mais.


Arranhadores – verticais e/ou horizontais, o ideal é estarem em locais onde o fluxo de visitas seja maior (exemplo na sala).


Esconderijos – pontos altos ou resguardados onde se possam refugiar em caso de medo ou permanecer a descansar sem serem incomodados.


Brinquedos – que estimulem a caça e a atividade física. Podem envolver comida ou não. Importante referir que brincadeiras com o laser devem ser recompensadas sempre no final de modo a não ficarem frustrados pois o laser é algo que nunca conseguirão apanhar.


Dra. Rita Vicente

Médica Veterinária


79 visualizações0 comentário
bottom of page