top of page
Buscar
  • Foto do escritorEquipa CascaisVet

Alerta Processionária - a lagarta do Pinheiro



Começamos a avistar as primeiras processionárias já em Dezembro.

Tenha atenção aos passeios dos seus patudos, principalmente nas zonas de pinheiros e arredores dos mesmos.

As processionárias são altamente tóxicas para nós e para eles. Os pêlos delas, quando em contacto com a pele, mucosas e olhos, provocam reacção alérgica devido aos danos mecânicos dos próprios pêlos mas também pelos danos químicos da proteína – taumatopoína libertada pelos pêlos urticantes.

A língua é o órgão mais afectado devido à sua curiosidade. Esta aumenta de volume, torna-se arroxeada e com a evolução, surgem áreas de necrose podendo ocorrer, no local de contacto, perda dos tecidos num período de 6 a 10 dias. Por consequência, os tutores poderão notar que os animais se salivam mais do que o normal e que apresentam uma maior dificuldade em deglutir.

Por vezes, observam-se sinais oculares, como conjuntivite, úlceras na córnea, ou sinais cutâneos como o edema facial, a urticária e o prurido facial intenso. Do contacto da processionária com a laringe ou a mucosa nasal podem ocorrer tosse, dificuldades respiratórias e asfixia por edema. Infelizmente, em casos avançados e contacto mais directo, nomeadamente ingestão, a morte pode ocorrer. Em caso de ingestão ou contacto com a processionária, dirija-se IMEDIATAMENTE a um centro veterinário.


47 visualizações0 comentário
bottom of page