As férias requerem uma certa logística e devem ser bem planeadas, principalmente quando envolve os nossos patudos.
Caso o animal não o/a acompanhe nas suas férias, não se esqueça de marcar com antecedência a reserva para o tempo desejado.
Hotel – Quando optamos por um Hotel para as férias do nosso patudo, devemos ter atenção ao tipo de hotel que escolhemos, de acordo com a sua personalidade. A vacina da tosse da canil e a desparasitação interna e externa devem ser realizadas com antecedência ao momento de entrada no hotel.
Local de férias – ter atenção à desparasitação. É muito importante perceber quais são os parasitas endémicos da região escolhida para férias. Alentejo, Ribatejo, Algarve, Zona de Tróia são zonas com muita Leishmaniose e Dirofilariose. Se alguma destas zonas, for local de eleição para férias, tenha atenção à escolha dos desparasitantes para o seu animal.
Não se esqueça, no caso do animal o /a acompanhar nas férias, o local deve-se adequar às necessidades do mesmo.
Carro – O seu animal deve ser ir em segurança, dentro do seu carro. Pode optar por cinto de segurança ou transportadora (se for um animal pequeno). No caso dos gatos, é muito útil habituá-lo desde cedo a viajar na transportadora e usar feromonas, como por exemplo Feliway spray, 15 minutos antes diretamente nos 8 cantos da transportadora.
As paragens de carro frequentes são aconselhadas. Pelo menos, 2 em 2h, páre, passeie um pouco com o seu melhor amigo (caso tenha um cão). Não se esqueça de lhe fornecer água fresca durante essas pausas.
Leve o ar condicionado ligado ou as janelas ligeiramente abertas, para evitar que o seu animal passe muito calor, devido ao risco de Golpes de Calor.
Alimentação – Deve levar alimentação suficiente para o seu animal. Ter atenção aos suplementos, caso o seu animal faça dieta natural.
Kit primeiros-socorros – Não se esqueçam de levar um kit básico de primeiros socorros, toda a medicação, caso o animal esteja a tomar a mesma, bem como o boletim de vacinas e algum historial clinico para SOS.
Durante as férias…
Passeios – escovar o animal após o passeio. Pesquisar entre dígitos, orelhas, cauda e restante zonas do corpo existência do corpo, presença de praganas. Devido à presença do Covid, lavar as patinhas com água e sabão natural neutro também após cada passeio.
Com tudo isto, desejamos a todos, umas boas férias, SEMPRE EM SEGURANÇA!
Catarina Pinto
Enfermeira Veterinária
Comments